Cor do ano 2023
Todo começo de dezembro é marcado pela divulgação da “Cor do Ano” pela Pantone. Conforme a empresa norte-americana de consultoria especializada em cores, 2023 é o ano do “Viva Magenta”. A cor de tom avermelhado deve se destacar ao longo dos próximos 12 meses em diferentes produtos.
Desde 2000, a Pantone anuncia a cor que irá marcar as tendências do mundo da moda, design e cultura, e essa escolha é feita após diversos estudos de mercado. No comunicado feito na noite do primeiro dia de dezembro, a empresa destacou que Viva Magenta é poderosa e empoderadora.
Viva Magenta: a cor de 2023
De acordo com a Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, Viva Magenta invoca as forças da natureza e nos ajuda a construir nossa força interior. Ela também explica um dos motivos por trás da escolha. “Nesta era da tecnologia, procuramos nos inspirar na natureza e no que é real”.
O tom avermelhado do Viva Magenta vem de um dos corantes mais antigos utilizados no mundo, que vem do inseto cochonilha. No passado, essa pigmentação chegou a ter o valor comparado ao do ouro, pois o seu tom era visto como símbolo de nobreza. O pigmento à base de cochonilha era encontrado tanto na América Central, quanto no Oriente.
“Viva Magenta descende da família dos vermelhos e é inspirado no vermelho da cochonilha, um dos corantes mais preciosos pertencentes à família dos corantes naturais, bem como um dos mais fortes e brilhantes que o mundo já conheceu”, destaca Leatrice.
Aposta para o ano de 2023 “é expressiva e traz um sinal novo de força”. Durante o evento de divulgação, foi destacada a realidade do mundo nos últimos anos diante do enfrentamento à pandemia e como a cor pode ajudar a se reafirmar e empoderar as pessoas.
Na descrição da cor, a Pantone traz que “Viva Magenta vibra com energia e vigor. […] Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa”. Esses são conceitos que se enquadram na expectativa de um mundo pós pandemia e longo período de isolação.
Por fim, a empresa reforça que a cor de 2023 é eletrizante e encoraja as pessoas. “É um novo vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque. Pantone 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a todos com a mesma energia de vida e espírito rebelde. É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos”.
Pantone e a cor do ano
A empresa norte-americana, Pantone, está há 60 anos no negócio da ciência das cores. Conforme a Elley Chang, vice-presidente da Pantone, a cor tem o poder de influenciar. “Ao longo de todos esses anos, tantas coisas ao redor do mundo mudaram, mas uma coisa não mudou. É que a cor tem o poder de influenciar, a cor pode fazer uma afirmação”.
Durante o anúncio de apresentação da cor do ano, Elley falou sobre como a cor auxilia as marcas a se conectar com os seus consumidores e com o seu público. Através de um processo de seleção que requer consideração cuidadosa e análise de tendências, a empresa apresenta há 23 anos a cor que melhor representa o ano seguinte.
Faça uma análise do seu mercado e saiba como aplicar a cor do ano em seus produtos. Através da Cor do Ano, a Pantone influencia o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, incluindo moda, móveis domésticos e design industrial, bem como embalagens de produtos e design gráfico.
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